Olá a todos, olha eu aqui, depois de séculos sem postar nada, só tenho uma coisa a escrever: Estou vivo, se é que isso faz alguma diferença. Bom hoje vou falar sobre o Halloween, ou o Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil.
Apesar de no Brasil, essa cultura não ser tão difundida, o Halloween na Grã-Bretanha e nos países do norte da América do Norte, tem uma tradição muito forte. Então agora vamos conhecer um pouco de como surgiu e o que é feito neste dia!
A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as Ilhas da Grã-Bretanha entre os anos de 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenaças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportadas pelos EUA, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween que não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim de verão.
Desde a Antiguidade, várias festividades populares eram cercadas pela valorização dos opostos que regem o mundo. Um dos mais claros exemplos disso ocorre com relação ao carnaval, que antecede toda a resignação da quaresma. No caso do Halloween, desde muito tempo, a festividade acontece um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”.
Pelo fato do 1° de novembro estar cercado de um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.
A Irlanda é considerada o “berço” da tradição do Halloween, as pessoas comemoram construindo fogueiras, no caso, os adultos, pois as crianças andam nas ruas exclamando o famoso “trinks or treats”, que traduzido significa “doces ou travessuras”.
Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia. Atualmente, as fantasias são utilizadas por crianças que batem às portas exigindo guloseimas no lugar de alguma travessura contra o proprietário da casa.
Bom gente, por hoje é só, espero que tenham gostado. Não esqueçam de deixar comentários e sugestões. Um Happy Halloween para todos.