home

sábado, 30 de abril de 2011

Um pouco do "Rock and Roll"


É isso ai, hoje vou falar sobre um dos estilos musicais mais adorado e seguido lealmente por muitos fãs pelo mundo (inclusive eu), se você gosta de rock mas não conhece direito os primórdios desse que não é apenas um estilo musical mas sim um MOVIMENTO, um ESTILO DE VIDA continue lendo porque você vai gostar... 

Origens do rock
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. 

A rock na década de 1950 : primeiros passos
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard. 

O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors. 

O rock nos anos 70 : disco music, pop rock e punk rock
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

Anos 80 : um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna. 



Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass. 


Anos 00 (Talvez o mais complicado)
Com o pop dominando as paradas, o rock parecia ter perdido a força. No entanto uma nova vertente do estilo, mais consciente sobre a relação do rock e a diversidade da música surgiu, demonstrando toda a vitalidade do ideal do "rock" que insiste em não morrer. Grupos com influências diversas se dividiram entre aqueles que eram excessivamente influenciados por outros estilos de música e aqueles que preferiam manter a crueza dos fundamentos. Tendo em comum, porém a aceitação da heterogeneidade e a exaltação da história trilhada pelo rock até então, motivo pelo qual muitas das bandas surgidas nessa época serem acusadas de apenas "requentar" fórmulas já expostas por outras bandas.
comumente é associada a esse período é The Strokes. Porém o título de "salvadora do rock" é impreciso uma vez que a banda não se impôs como um novo paradigma. No entanto, trouxe a tona o hábito, por parte da mídia e do marketing, de eleger aquele que deveria segurar as rédeas do meio cultural do rock, o que eventualmente acaba não acontecendo.
Mas não foram só os Strokes que viraram queridinhos da mídia: The Vines, The Hives, Yeah Yeah Yeahs, Interpol, Libertines e White Stripes também foram chamados de "the next big thing", tendo, no entanto, apenas uma importância módica na cultura pop.
No outro lado da questão, algumas bandas surgiram e se estabeleceram distante de círculos hypados dos jornais de Londres e das pistas de dança modernas. Algumas delas são: Queens of the Stone Age e The Mars Volta.


O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.
Popularizado nos anos 80 e nascido na Inglaterra, o heavy metal teve sua base no velho e bom rock ‘n roll, apesar de ter se desmembrado do gênero ROCK.


O Heavy Metal
"Sonoramente, o estilo surgiu com riffs complexos de guitarras, solos, geralmente longos e com refrões muito marcantes. O que diferencia o heavy metal dos demais estilos são as guitarras distorcidas, utilização de muito pedal e a alternação na musica entre o pesado e o lento, enquanto nos demais estilos a guitarra somente acompanha a musicalidade e o contexto da melodia.
Em suas melodias, as bandas do gênero possuem grande riqueza em temas como protestos contra elementos repressores da sociedade, contra religiões opressoras, medos do lado obscuro da humanidade, contos, poemas, historia de civilizações, fuga da realidade e até mesmo uma pitada de psicodélica. Podemos encontrar também louvor aos “deuses do metal”, como forma de mostrar sua fidelidade ao estilo, uma banda que apresenta com freqüência isto em suas musicas é a Manowar.
Apesar de ter se popularizado nos anos 80, há características do heavy metal ainda nos anos 60, em bandas como The Who e the kinks que criaram os primeiros Power Chord; os Beatles que exerceram forte influência ao estilo; Jimi Hendrix e Cream que popularizaram a distorção pesada das guitarras; Keith Moon por ser o primeiro baterista a utilizar dois bumbos; Uriah Heep, por serem os primeiros a fazerem som com bastante peso, utilizarem teclados, distorção, wah wah e abartagens místicas e fantasiosas; e os vocalistas Ian Gillan, Roberti Plant, David Byron e Rod Stewart, por apresentarem densidade nos vocais, que é característico do estilo.
O Black Sabbath foi à primeira banda de Heavy metal da historia, embora alguns considerem Led Zeppelin e Deep Purple como os pais do estilo. Porém, o Black Sabbath foi à primeira banda a fazer um álbum completo cheio de riffs complexos, acordes pesados e solos longos. Sendo assim, junto ao Iron Maiden e Megadeth os precursores do estilo.
Pode-se dizer que o heavy metal surgiu juntamente com o movimento hippie nos anos de 1964 e 1970 quando houve a contracultura onde bandas do gênero rock misturaram vários outros estilos, criando assim um estilo hibrido, onde sua musicalidade é toda centrada nos sons das guitarras.
Quando o estilo se popularizou em 1980, surgiu o então movimento New Wave Of British Heavy Metal“, com bandas como Iron Maiden, Saxon, Angel Witch, Raven, entre muitas outras.
Junto ao heavy metal, nasceu uma série de subgêneros, que são: black metal, death metal, doom metal, folk metal, grove metal, power metal, prog metal, speed metal, trash metal e gothic metal. E dentro do contexto do metal, surgiram os gêneros de fusão, representados por: alternative metal, grindcore, industrial metal, metalcore, neo classical metal, new metal, stoner metal e o symphonic metal.
Os gêneros de fusão não são reconhecidos pelos metaleiros como metal. Outro gênero ligado ao heavy metal são o heavy rock e o hard rock.
O que acho mais interessante no heavy metal é o publico. Pessoas que se unem a uma enorme adoração. Pessoas que não reconhecem outros gêneros e estilos. Um público marcado por roupas pretas e cabelos longos. A estes metaleiros, espero ter agradado com um pouco de minha pesquisa ao gênero, e se eu estiver enganada, por favor, corrijam.
Uma coisa que gostaria de ressaltar é que, apesar de ter lido muitas coisas e todas elas desmembrarem o metal do rock, eu ainda acho que o metal é rock sim! É um gênero como os demais.
No Brasil há muitas bandas no estilo metal, muitas delas famosas pelo mundo todo, como Angra (metal melódico), Sepultura (trash metal) e muitas outras.
O que devemos nunca esquecer é de respeitar o estilo do outro. Cada um tem seu gosto e isso nunca será discutido, apenas, opinado.
“Batam” cabeças com responsabilidade e sem preconceitos."

É isso galera, caso alguem realmente queira saber de onde eu peguei todo esse conteudo são desses sites:
http://freakbutterfly.wordpress.com
http://www.suapesquisa.com/rock/


Se gostou comente e ajude a divulgar, se não gostou pode chingar, trollar... o que quiser ^^
se quiser mandar sugestões os emails são esses:
murilovelha@gmail.com
guilherme.gerber@gmail.com

Até a próxima...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Criatividade Brasileira SETEEEE

Finalmente Sexta feira, perceberam que eu não tenho postado tanto mas é porque to passando por uns problemas pessoais, mas sexta feira é santa nesse blog então vamo ri pessoal

E pra começa bem, vocês já ouviram falar do MC PIU PIU? se não, apresento à vocês a DANÇA DA GALINHA:



Pra continua nossa lista semanal, eu sei que VOCÊ ROUBOU O MEU URSINHO =D



Só pra finaliza nossa lista semanal dos grandes músicos Brasileiros, com vocês o MONSTRO DJ



"Monstro DJ é muito CRAZY" " crazy é essa música hauhsuahusuahusahushauhuahua

terça-feira, 26 de abril de 2011

[Download] RHOX - URBAN GUERILLA

fala galera hoje o post é diferente, hoje vou disponibilizar pra download o album da banda RHOX aqui de Cuiabá.


Se você gosta de Rage Against The Machine provavelmente vai gostar da banda, com músicas bem pesadas e agitadas são considerados uma das melhores bandas de Cuiabá.
Com Dézao no vocal, Didier no Baixo, Chenson na Bateria e Luiz na Guitarra, eles fazem um som muito fóda.

2 Clipes da Banda pra você se animar e baixar:

ERGA A CABEÇA


DERRUBA BATALHÃO


Então se te criou um interesse pela banda clica aqui (Megaupload)   ou aqui (Mediafire) e baixa o album dos caras.

Por hoje é só, até a proxima

sábado, 23 de abril de 2011

Das Antigas - Os Mais Machos dos Games

Sim, post das antigas denovo, pra quem não lembra ou não sabe o que é, das antigas é quando eu pego algum post do ANTIGO ovenation, o ovenation mudou de endereço, posts novos mas vez ou outra eu coloco um post antigo aqui. Então vamos ao post:


Siiiiiiiiiim, este post é pra MIM você NERD que não pode ser um machão e vai pro video-game.
E também é pra você macho que faz barba com machado, come abelhas invés de tomar mél, limpa a bunda com lixa e escova os dentes com com galho de árvore. (caso você seja uma menina que gosta de MAAACHO também ta valendo)
Este post é sobre games de MACHO, se você é daqueles que joga THE SIMS e se acha o bam-bam-bam da parada, ja sabe né…

10° lugar: Ezio Auditore (Assassin’s Creed II)


Ultimo colocado da minha lista e não menos macho, Ézio está nessa lista simplesmente porque o cara se torna um assassino solitario para vingar seu pai que foi morto sem dó nem piedade na frente dos outros,ele é tão macho que no próximo jogo da franquia ele se torna lider de uma SOCIEDADE DE ASSASSINOS (aaaaaai que machooooooo), ele tem sangue frio ao eliminar suas vitimas, com 2 especies de laminas e uma arma de fogo escondidas em suas mangas, com muita abilidade no Parkour ele elimina suas vitimas de varias maneiras e por isso ele fica com o 10° lugar.

9º lugar: Shank (Shank)


Muitos não conhecem o jogo, mas quem jogou se sentiu o pica das galáxias na pele de Shank, um simples rapaz que era feliz com sua mulher até um psicopata mascarado matar sua mulher, ai ele fica PUUUUTO DA VIDA e seu lado MAAAACHO sanguinario vem a tona, ele usa 2 pistolas, 2 facas, uma MOTO-SERRA (QUÉ ALGO MAIS MACHO QUE ISSO?) e granadas. É simplesmente diversão garantida você voltar ao estilo 2D porradão ao nível final fight, mas com um gráfico lindo, apesar de parecer ser desenhado a mão, apenas por causa da MOTO-SERRA que ele está no 9º lugar.

8º lugar: Mário (Super Mario Bros)

 
Sim o Mário tá na minha lista, não se deixe enganar com essa carinha marota e esse bigódão alá vovô, Mário é muito malvado e doido também, mas vou explicar o porque dele estar nessa lista de MACHOS.
O Mário que te comeu atrás do armário só pode ter merda na cabeça, ele vai tentar salvar a Princesa de um LAGARTÃO GIGANTE QUE COSPE FOGO (vulgo drãgão) E QUE TEM 2 METROS AMAIS, sem nenhuma arma ou proteção, ele vai pulando na cabeça dos bixo sem dó nem piedade, não tem pra ninguem, Mario é sim um macho de respeito e merece estar aqui em 8º lugar.

7º lugar: Star Killer (Star Wars: The Force Unleashed I e II)


Praticamente todo NERD curte star wars, nem que seja um pouco, porém não tinha nenhum jogo da franquia que voce falasse : Ó ESSE JOGO É FÓÓÓÓDA. Eis que surje star wars the force unleashed com uma história totalmente “nova” pois se passa durante o filme, mas é uma história nunca antes vista. O protagonista até então sem nome é pego pelo Anakin Darth Vader e se torna seu discípulo, ele acaba ficando tão fódão e tão macho que nem o proprio Darth Vader guenta com ele, o cara é uma espécie de Kratos do futuro. Porque ele ta no post? simplesmente porque nenhum JEDI e nenhum SITH guenta com ele e é por isso que ele está no post.

6º lugar: Batman (Batman: Arkham Asylum)

 
Sim, o Batman também faz parte de um game e ele é MUUUUUUITO macho, entao vai sim ficar na lista.
Você provavelmente ja ouviu aquela expressão “mais louco que o batman” certo? Eu não entendia bem o significado até que eu parei pra pensar, só mesmo sendo louco pra enfrentar maniacos e super-vilões sem ter poder algum e apenas usar BUMERANGUES ao invés de armas de fogo, é por estes motivos que o par romantico do Robin Batman está na lista de machesa suprema dos games.

5º lugar: Akuma/Gouki (Street Fighter)



Quem nunca falou a famosa frase “O AKUMA É MUITO APELÃO”? qué mais machesa que isso? Se você quer mais machesa, o cara ja é chamado de DEMÔNIO (akuma = demônio), o cara é muuuuuito apelão, domia no Hadou negro e não tem quem guenta com ele (só o clichesinho básico Ryu), só isso ja ta bom pra ele ficar na lista dos machos suados e porcos.

4º colocado: Dante (Devil May Cry1,2,3,4 e talvez o 5)



E falando em Demônio, o meu preferido, eu sou um Fã de Devil May Cry e todos que me conhecem sabem disso e o grande motivo de eu me tornar fã desse jogo é por causa do protagonista mais MADAFÓCA que eu ja vi, Dante é filho do Demônio THIS IS Sparda que salvou a terra do demônio bobinho e malvadinho Mundus, por ser filho do demônio mais poderoso do inferno, Dante é caçado por demônios por possuir o mesmo sangue, ele é canastrão, pega as garotas, mata um monte de demônio sem ajuda de ninguem com duas pístolas e uma espada herdada de seu pai, se fosse pra colocar jogos que eu mais gosto este ficaria em primeiro, mas como não é, vamos continuar a lista.


3º colocado: Scorpion (Mortal Kombat)

E falando em inferno, tem alguem mais infernal que o Scorpion?
Que Liu Kang  que nada, todos sabem que o protagonista do Mortal Kombat é o zé caverinha Scórpion, agora você me pergunta “ta, ele é infernal e tudo mais, mas porque ele ta na lista?” simples pequeno Chubby Bunny, o cara se auto-mutila para desferir o golpe mais famoso, não fala nada que não seja “COME HERE” ou “GET OVER HERE” (afinal, macho que é macho fala pouco mas fala bonito), seu rosto não tem pele ou carne, é apenas OSSO e fogo, PRECISA SER MAIS MACHO??

2º lugar: Prince (Prince of Persia: the sands of time, the forgotten sands, The Warrior Within, The Two Thrones)

 
Quer algo mais macho que assumir os erros e salvar o mundo com isso? Este é o prince, sem nome mesmo, porque macho que é macho não precisa de nome, prince faz uma cagada que abre as areias do tempo e com isso transforma uma porrada de gente em monstro de areia, ai começa a felicidade do individuo, o cara é bom no parkour, bom na porrada e bom em pega a mulherada, este exemplo a ser seguido fica em 2º lugar

1º lugar: Kratos (God of War 1, 2 e 3)

 
Tá ai o Lampião dos cangaceiros, o Don Vitto Corleone dos mafiosos.
Muitos ja imaginavam que ele ia ficar em 1º , afinal, só de falar em MACHO você acaba lembrando deste ser desprezível.
começando, ele é feio (macho que é macho tem que ser feio), ele é estupidamente forte, nenhum dos antigos Deuses Gregos aguentaram com esta maquina de matar, ele pega a mulherada, ele não tem dó ao decaptar uma medusa… se eu for colocar todas as machesas desse MADAFÓCA eu teria que fazer um post só pra ele.

então é isso galera, se gostaram ajudem a divulgar
se quiser mandar sugestão os emails são esses:
murilovelha@gmail.com
guilherme.gerber@gmail.com

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que o coelho tem a ver com a páscoa?

Todo mundo sabe pelo menos espero que a pascoa representa a ressurreição de Cristo, mas pra muita gente Páscoa se resume a chocolate, mas, aposto que você já deve ter se perguntado "Porque um coelho que só sabe caga, comer e procriar é um símbolo da Páscoa?" mas logo essa pergunta perde a importância quando você começa a comer o OVÃO DE CHOCOLATE, mas nem tudo está perdido, pois estou aqui para tirar essa dúvida...
Mas como eu também não sabia tive que pesquisar, até que eu achei um blog chamado PET REDE e lá encontrei a resposta:


"A tradição teve início na Europa e se espalhou pelo mundo. No continente, localizado no Hemisfério Norte, a Páscoa acontece na mesma época em que a primavera começa. Durante a estação, as árvores voltam a florescer e os animais – entre eles o coelho – saem da toca após longo período de frio, representando também a renovação da vida na natureza.
No entanto, existe outra possível explicação. Na Antiguidade, o mamífero simbolizava a lua para algumas civilizações. Assim, pode ser que o bicho entrou na Páscoa porque a data é determinada pelo calendário lunar.
O ovo, por sua vez, simboliza a origem da vida há milhares de anos e em diferentes culturas. Povos do Norte da Europa, por exemplo, homenageavam Ostera, deusa da primavera. Sabe como é representada? Uma mulher que segura um ovo enquanto observa coelhos."

É isso ai galera, o post foi curto só pra tirar a curiosidade mesmo, então até a proxima
E nos mande emails, nem que seja pra conversar HASUHAUHGHASAH
murilovelha@gmail.com
guilherme.gerber@gmail.com

Criatividade Brasileira #6

Finalmente é Sexta feira e aqui no blog toda a Sexta-feira é santa, é o dia de CRIATIVIDADE BRASILEIRA nessa bagaça de blog.

E já que hoje é uma sexta-feira santa, vamo santifica esse blog com ele, o grande, o mistico, o pastor das igrejas católicas INRI CRISTO, não conhece? É um tiozinho que depois de muitos goles no chá de cogumélo das ilhas galactas ficou achando que é Jesus Cristo, pra melhorar agora ele é quase um JUSTIN BIEBER, com vocês INRI - A versão Mistica de Baby:



agora sim, o blog ta santificado?

 Então podemo volta com as babaquices...

Todos sabem que a criatividade é o forte desse post, a proxima música é bem conhecida já  mas a letra é incrivel, o compositor deve ter passado semanas para compor a letra, com vocês ELA SAI DE SAIA E BICICLETINHA:




Pra finaliza o post e não menos importante, o funk que tá BOMBANDO na internet essa semana, já deve imaginar qual é né? TO COM FOME, QUERO LEITEEEE



Então até a proxima semana galera flw

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Redemption Song | Playing For Change


Videozinho para você aproveitar o feriadão, na maior vibe. Aproveite para ver os outros vídeos do Playing For Change, você não vai se arrepender. Desejamos uma Feliz Páscoa e um bom feriado a todos!
A
A

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Conheçam o Lambadão de Mato Grosso

É ISSO AI, QUANDO FOR TER A ABERTURA DA COPA AQUI EM CUIABÁ, VAI TE ESSAS PUTARIA AI HAUSHUAHSUHAUH

terça-feira, 19 de abril de 2011

Curiosidades sobre o sangue

É isso mesmo, hoje vamos aprender um pouco sobre o sangue da menstruação, eu e o senhor Guilherme (outro que perde tempo nesse blog) estávamos conversando sobre o post DOMINGO SANGRENTO que teve muitas visualizações, ai eu pensei, já que o povo gosta de sangue, porque não colocar curiosidades sobre o sangue que talvez nem todos saibam?


Uma das informação que mais impressionam quando falamos de sangue e seus vasos, é quando vamos medir os mesmos, pois dentro do corpo humano existem cerca de 96.500 km de vasos sanguíneas (É VEIA PÁ CA#%!0 MANO), nos quais circulam aproximadamente 5 litros de sangue, o qual é formado por glóbulos vermelhos, ou hemácias, glóbulos Bancos e as plaquetas.
Os glóbulos vermelhos exercem a função de transporte de gases, ou seja, participam diretamente da respiração, levando e trazendo os gases para as células, tal glóbulo também é quem dá o tom vermelho ao sangue, temos também os glóbulos brancos, os quais trabalham na proteção do corpo, assim defendendo contra bactérias e vírus, e por últimos temos as plaquetas, as quais são utilizadas na coagulação sanguínea.
O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
Este movimento circulatório do sangue ocorre devido à atividade coordenada do coração, pulmões e das paredes dos vasos sanguíneos. O sangue transporta ainda muitos sais e substâncias orgânicas dissolvidas.
No interior de muitos ossos, há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

Características, funções e componentes do sangue 
Os glóbulos vermelhos são tão pequenos que em uma pequena gota de sangue são encontrados mais de cinco milhões deles. Os glóbulos vermelhos têm essa coloração graças à hemoglobina, que chega às veias sem oxigênio, após ter realizado sua distribuição, através das artérias, por todo o corpo. Como é o oxigênio que dá à hemoglobina a coloração vermelha, os glóbulos vermelhos das veias possuem de fato a coloração azul-arroxeada.
A vida útil dos glóbulos é curta, mas graças à medula de certos ossos é possível o nascimento de novos glóbulos a cada minuto.
No corpo de uma pessoa saudável, a distribuição destes glóbulos ocorre da seguinte forma: Para cada quinhentos glóbulos vermelhos, existe somente um glóbulo branco. Estes não possuem um formato definido, contudo, possuem tamanho superior se comparados aos vermelhos. Sua função em nosso corpo é tão importante quanto a dos glóbulos vermelhos, embora ocorra de forma bastante diferente. Os glóbulos brancos funcionam como verdadeiros "soldados de defesa", uma vez que protegem nosso organismo contra a invasão dos germes de inúmeras doenças. O combate contra estes germes ocorre com a absorção destes pelos glóbulos brancos que os absorvem, matando-os. A quantidade de glóbulos brancos geralmente é aumentada quando ficamos doentes, porém, este fato aumenta proporcionalmente a gravidade da doença.
O plasma, em sua grande maioria, é constituído de água, na qual estão dissolvidas várias substancias químicas importantes para manter o corpo ativo e saudável. Além disso, ele ainda transporta os alimentos digeridos, desde as paredes do intestino até qualquer parte do corpo, conduzindo o dióxido de carbono (produzido através da queima de oxigênio) para os pulmões, a fim de ser expirado. Em suma, pode-se dizer que o sangue atua como distribuidor, levando todas as vitaminas que o corpo precisa por toda a parte. 
É comum locais com bancos de sangue, onde são armazenados o sangue ou plasma doados voluntariamente por pessoas de diferentes tipos sanguíneos. Este procedimento é extremamente importante, pois pode salvar inúmeras vidas em casos de urgência e ainda quando há a necessidade de transfusão. Há diferentes tipos sanguíneos (A, B, AB, O), além disto, o fator Rh pode ser positivo ou negativo, por isso, é muito importante que uma pessoa receba o mesmo tipo sanguíneo que o seu, pois a mistura é extremamente perigosa. 

Curiosidades sobre o sangue humano:
- O sangue humano ao ser retirado do corpo coagula-se em apenas seis minutos.
- Dentro do nosso corpo, o sangue circula pelas veias e artérias numa velocidade de 2km/h (Agora imagina a velocidade, 2 km/h percorrendo 96.500 km de vasos sanguineos).

Pra termina vou colocar aqui uma imagem dos glóbulos vermelhos
Parecem biscoitinhos né? (Deu até fome agora)


É isso ai galerinha, gostaram?
Isso foi um pouquinho sobre o sangue, só pra matar a curiosidades mesmo, então é isso, até a próxima gente bunita do meu coração
E se quiser mandar sugestão, os emails são esses:
murilovelha@gmail.com
guilherme.gerber@gmail.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Você já tentou sorrir hoje?


Você jovem lépido criado a leite com pêra, que se encontra na depressão porque a mamãe não deixou você sair nesse final de semana, tá com raiva de tudo e twittou tudo porque tá com muita raiva, já tentou sorrir?
Ou mesmo você jovem trabalhador, que já acordou só a raiva espurgante porque hoje é segunda feira e antes mesmo de chegar no serviço, sabe que o chefe vai te encher o saco por algo que você sem querer esqueceu sexta e já ta pensando em mil e um palavrões pra fala quando o chato vim encher o saco, mas infelizmente você lembra que precisa trabalhar e vai ter que aguentar quieto (a), já experimentou sorrir? (Tá, isso é comigo)

Ultimamente nosso dia anda tão corrido, que as vezes esquecemos de sorrir, algo tão fácil mas nem sempre tão praticado.

Você sabia que sorrir faz bem á saúde? vou colocar aqui 7 beneficios causados pelo sorriso (quem sabe assim você começa à sorrir):


1. Previne doenças
A respiração acelera, os batimentos cardíacos também, será que rir faz mesmo bem à saúde? Especialistas confirmam: após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo.
2. Aproxima-o dos outros
O sorriso tem uma função primordial: expressar emoção e criar elos entre as pessoas. Os bebés usam-no desde logo para comunicar, e ao longo da vida, este marca a sua imagem e interfere na forma como se relaciona com os outros.
Inclusivamente quando não está a ser visto, revela um estudo da Universidade de Portsmouth, no qual os seus participantes conseguiram distinguir vários tipos de sorriso apenas pelo som da voz.
3. Estimula o cérebro
A actividade desencadeada pelo riso coloca ambos os hemisférios cerebrais em acção. Isto liberta a mente da tensão e stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.
4. Rejuvenesce
O riso é uma das melhores estratégias para reduzir a ansiedade, mas funciona também como um poderoso anti-idade. Uma gargalhada frequente pode rejuvenescê-lo entre 1,7 e oito anos defendem Michael Roizen e Mehmet Oz, autores de «You - Manual de Instruções».
5 Liberta-o
Rir é vital para o ser humano, funcionando como o comando «reiniciar no computador», afirma Yoji Kimura, professor japonês que criou um aparelho para medir o riso através dos movimentos do diafragma.
E são as crianças quem ri mais livremente, com dez «Ah» por segundo, cerca do dobro do que emite um adulto.
6. Exercita o corpo
Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são vastos, tanto a nível do tónus muscular como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.
7. Combate o stress
O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Como consegui-lo? Sorrindo. Além de ajudar a eliminar o stress, o sorriso «pode ajudar na recuperação da depressão.

 Então lembre-se, mesmo que pisar em um prego e atravessar o pé fazendo uma poça de sangue SORRIA.

Brincadeiras aparte, ultimamente por mais que sem querer, esquecemos de sorrir ou ver o lado bom das coisas, você sabia que seu sorriso pode acabar melhorando o dia de alguém? duvida?
Então tá, imagina alguém que passou por um dia de cão, ai você chega todo carinhoso e manda um sorrisão quero vê não melhorar o dia de alguém ^^.

então você ainda continua ranzinza?
Um monte de sorrisos pra alegrar o seu dia!



Até o mascote do Ovenation é risonho ^^
  

Então galera, da proxima vez que ver alguem triste ou reclamando da vida apenas sorria, tenho certeza de que vai ajudar, então até a proxima.

Não esqueçam de mandar sugestões nos emails:
murilovelha@gmail.com
guilherme.gerber@hotmail.com

domingo, 17 de abril de 2011

Abbey Road - The Beatles




Olá Pessoal, estou aqui mais uma vez, para apresentar para vocês um dos discos que mais marcaram a história da música e do Rock´n Roll. Marcou, não só pelas música, mas também por possuir uma das imagens mais vistas e copiadas do mundo. Estou falando do disco Abbey Road, dos Beatles. Não sabe do que eu estou falando, então feche esse blog, pois, não tens condições de continuar lendo, vou apresentar para vocês.

Tive essa ideia após, uma amiga minha no Twitter (@renatta_ribas)  postar um site com as imagens do Making-of, e como sou suspeito em falar dos Beatles, por ser fã incondicional da banda, achei interessante e decidi compartilhar com vocês.

Abbey Road, foi o 12° disco lançado pelos Beatles, e para mim, um dos melhores. Ele foi o último a ser gravado, apesar de ser lançado antes de Let It Be, o último LP lançado. Todos achavam que esse disco viesse para acalmar os ânimos, mas só pioraram. A guerra de poderes tomou conta da mente do grupo e aos poucos ela foi se acabando. Mas, voltando ao disco, Abbey Road, é considerado o disco mais bem acabado e produzidos da história. Sua estrutura foi bastante pensada e discutida, e as visões discordantes dos integrantes da banda só contribuíram para a riqueza da criação final.


Também foi em Abbey Road que George Harrison se firmou como um compositor de primeira linha. Após anos vivendo sob a sombra de John Lennon e McCartney, ele finalmente emplacou dois grandes sucessos com este álbum: "Here Comes the Sun" e "Something". Ambas foram regravadas incessantemente ao longo dos anos, sendo que Something chegou a ser apontada pela revista Time como "a melhor música do disco" e como a segunda música mais interpretada no mundo, atrás somente de "Yesterday", também dos Beatles.


Este disco foi marcado pelo uso de novos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época. Um deles foi o sintetizador Moog, que começava a ser utilizado em maior escala dentro do rock. Ele possibilitava que virtualmente qualquer som fosse gerado eletronicamente. Por seu trabalho em Abbey Road, os engenheiros de som Geoff Emerick e Phillip McDonald ganharam o Grammy.


Como na época os discos possuíam dois lados, "A' e "B", as músicas do lado "A" foram gravadas para agradar John Lennon, enquanto o "B" para Paul. E na junção dos dois lados acabou por agradando o mundo inteiro. Muitos sucessos saíram deste LP, músicas que até hoje embalam a vida das pessoas. E para acabar o post, vou colocar as músicas gravadas. Clique nos links abaixo e curta o bom e velho Rock´n Roll, vocês vão achar demais o som. 


Lado A

1 Come Together (Lennon, McCartney)


Lado B




E aqui irei colocar também algumas fotos do Making-Of da capa do álbum. Uma das capas mais conhecidas 
da história.      













Espero que tenham gostado do post, não esqueçam de deixar comentários e sugestões. 

Nos sigam no Twitter:

E-mails para:
guilherme.gerber@gmail.com
murilovelha@gmail.com

Fontes:

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CRIATIVIDADE BRASILEIRA #5

Sexta friday,friday... Feira é aquele dia que todas suas forças estão renovadas, pode cair um meteóro da paixão que tá tudo bem, afinal, hoje é sexta feiraaaaaaa.
E sexta feira nesse simplício blog é dia do que mesmo???


Criatividade Brasileiraaaaa, a espera é grande, mas vale a pena.
Então muchibada, vamo ve os video uai:

Cabra da Peste:
Não é o Geremias Cabra home, é pior ainda =/




Tá, quem acompanhava o blog no antigo endereço, provavelmente já viu esse vídeo, mas eles lançaram uma "nova" e pior versão dele, com vocês a dança do "STRIT FAIT"





Agora pra fecha, a lendária STEPHANY do Cross Fox (lembra dela?), lanço um clipe novo e não vou mentir, não consegui assistir inteiro =D



Então é isso, até a proxima galera
pra mandar sugestões vocês ja sabem os emails:
murilovelha@gmail.com
guilherme.gerber@gmail.com

terça-feira, 12 de abril de 2011

Reciclagem - Recicle sua ideia

Oláááá!! Estou eu aqui novamente (demoro um pouquinho mas eu posto), para falar de assunto muito importante, que ainda vai interferir, no seu futuro, se caso, não for feito nada. Vou falar de reciclagem.


O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por ano, e somente, 2% desse montante é destinado a coleta seletiva, ou seja, aproximadamente 5 mil toneladas de lixo, é reciclado no país. Ai você me pergunta, e o resto? Cerca de 50 mil são destinadas a lixões a céu aberto, e aterros sanitários, que apesar de não ser o ideal, pelo menos vai para algum lugar. E os 185 mil toneladas que sobraram? Esses, vão para as ruas, rios e oceanos.


Tantos reclamam do governo por causa das enchentes, mas só o governo não consegue cuidar de todo esse lixo sozinho, ainda mais quando o culpado é simplesmente, você! Todo mundo só quer saber de reclamar, pelo fato de ser o mais fácil a se fazer. Se cada um cuidasse do seu lixo, muitos problemas poderiam e podem ser evitados. Abaixo colocarei o tempo que cada um dos principais produtos levam para se decompor na natureza e também algumas dicas sobre o que fazer para ajudar o planeta e se ajudar também, pois, tudo o que você planta hoje, vai colher amanhã, #FicaDica!




VANTAGENS DA RECICLAGEM:


Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.
O manuseio de resíduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.

Bom pessoal por hoje é isso, espero que tenham gostados. Não esqueçam de mandar sugestões para nós, e-mails para:
guilherme.gerber@gmail.com
murilovelha@gmail.com


Não esqueçam de nos seguirmos no Twitter:
@guigerber
@ovenation

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Um pouco sobre a "Mitologia Nórdica"

A mitologia nórdica não é tão conhecida como a Grega, porém tem muuuuuuuitos fãs que dariam tudo pra viver esse mito, e, já que o filme do THOR (Marvel) ta pra estrear resolvi mostrar um pouco dessa mitologia fantástica.

Muitos RPGs, histórias em quadrinhos e filmes tem componentes do universo nórdico, fazendo assim muitas pessoas se interessarem  e até se apaixonarem pelas históras (tem louco pra tudo). A mitologia nórdica entrou até no universo musical, onde existem bandas com o tema principal de suas músicas voltado à mitologia nórdica, como: Manowar, Rhapsody Of Fire, Stratovarius, Hammerfall... (Só Heavy Metal).

Os nerds já conhecem por causa dos famosos MMORPGs (um bando de tarado que criam characters femininos pra fica babando no único corpão que eles vão ver na vida), jogos como RAGNAROK (nome da ultima ultima batalha entre os Deuses e seus inimigos), lineage, World of Warcraft... e também por causa de filmes como SENHOR DOS ANÉIS.
Se estiver com paciência pra ler...

 Então finalmente vou colocar aqui um pouco da mitologia nórdica.

Histórias do Prose Edda sobre os Deuses e seus feitos. Eddas, ou simplesmente Edda, é o nome dado ao conjunto de textos encontrados na Islândia, originalmente em verso, e que permitiram iniciar o estudo e a compilação das histórias referentes aos personagens da mitologia nórdica. Escrito por Snorri Sturluson, por volta de 1220 d.C.

Os povos nórdicos, chamados de escandinavos, são aqueles que habitam os países hoje conhecidos como Suécia, Dinamarca, Noruega e Islândia. As narrativas mitológicas dos povos nórdicos estão contidas em duas coleções chamadas "Edas". A mais antiga é uma poesia que data de 1056 e a mais moderna é uma prosa de 1640.
Segundo as Edas, no princípio, não havia nem céu em cima, nem terra em baixo, mas apenas um abismo sem fundo e um mundo de valor no qual flutuava uma fonte. Dessa fonte saíam doze rios, e depois deles terem corrido até muito distante de sua origem, congelaram-se, e tendo uma camada de gelo se acumulando sobre a outra, o grande abismo se encheu.
Ao sul do mundo de vapor havia um mundo de luz, do qual uma vibração quente soprou sobre o gelo, derretendo-o. E os vapores elevaram-se no ar formarando nuvens, das quais surgiram Ymir, o gelo gigante e sua geração e a vaca Audumbla, cujo leite alimentou o gigante. Essa vaca alimentava-se lambendo o gelo, de onde retirava água e sal. Certo dia, quando estava lambendo as pedras de sal, surgiram os cabelos de um homem; no segundo dia a cabeça e, no terceiro, todo o corpo, que tinha grande beleza, agilidade e força. O novo ser era um deus e dele e de sua esposa, filha da raça dos gigantes, nasceram os três irmãos: Odin, Vili e Ve, que mataram o gigante Ymir, formando com seu corpo a terra, com seu sangue os mares, com seus ossos as montanhas, com seus cabelos as árvores, com seu crânio o céu e com seu cérebro as nuvens carregadas de neve e granizo. Com a testa de Ymir, os deuses formaram Midgard (terra média), destinada a tornar-se a morada do homem. Odin estabeleceu depois os períodos do dia e da noite e as estações, colocando no céu o sol e a lua, determinando-lhes os respectivos cursos. Logo que o sol começou a lançar seus raios sobre a terra fez brotar e crescer os vegetais.
Pouco depois de terem criado o mundo, os deuses passearam juntos ao mar, satisfeitos com sua obra recente, mas verificaram que ela ainda estava incompleta, pois faltavam seres humanos. Tomaram então um freio e dele fizeram um homem, e de um amieiro fizeram uma mulher, chamando-os de Aske e Embla, respectivamente. Odin deu-lhes então a vida e a alma, Villi a razão e o movimento e Ve, os sentidos, a fisionomia expressiva e o dom da palavra. A Midgard foi-lhes então dada para moradia, e eles tornaram-se os progenitores do gênero humano.

O martelo de Thor

Antes de o cristianismo chegar aos países nórdicos, acreditava-se que Thor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. E quando ele agitava seu martelo, produziam-se raios e trovões. A palavra trovão em norueguês (Thor-døn) quer dizer o "rugido Thor". Em sueco (åska) quer dizer a jornada dos deuses no céu.
Quando troveja e relampeja, geralmente também chove. E como a chuva era vital para os camponeses da era dos vikings, Thor era adorado como o deus da fertilidade.
A resposta mitológica à questão de saber por que chovia era de que Thor agitava seu martelo. E quando caía a chuva, as sementes germinavam e as plantas cresciam nos campos.
Os camponeses não entendiam por que as plantas cresciam, mas sabiam que tinha algo a ver com as chuvas. Além disso, todos acreditavam que a chuva estava relacionada a Thor, que tornou-se um dos deuses mais importantes do norte da Europa.
Os vikings imaginavam o mundo habitado como uma ilha, constantemente ameaçada por perigos externos. Esta parte habitada do mundo eles chamavam de "Midgard", o reino do meio. Em Midgard também havia "Åsgard", a morada dos deuses. Fora de Midgard havia "Utgard", o reino de fora, habitado pelos perigosos trolls, que não se cansavam de tentar destruir o mundo com toda sorte de golpes baixos. Estes monstros malignos também são chamados de "forças do caos". Na religião nórdica e também na maioria das culturas, as pessoas acreditavam que havia um equilíbrio entre as forças do bem e do mal.
Uma das possibilidades que os trolls tinham de destruir Midgard era roubar Freyja, a deusa da fertilidade. Se conseguissem isso, nada mais cresceria nos campos e as mulheres não teriam mais filhos. Por isso, os bons deuses tinham que manter os trolls afastados. E justamente por isso Thor era tão importante, pois com seu martelo, que lhe conferia poderes quase infinitos, ele mantinha os trolls afastados.
Esta era a explicação mitológica para o funcionamento da natureza. Quando catástrofes aconteciam, as pessoas também tinham que participar da luta contra o mal. E isto elas faziam através de toda sorte de rituais ou cerimônias religiosas.
O principal ritual religioso era o sacrifício. Oferecer alguma coisa em sacrifício a um deus aumentava seu poder para que ele continuasse a luta contra o mal. Isto podia ser feito sacrificando-se um animal. Presume-se que a Thor eram sacrificados sobretudo bodes. Para Odin sacrificavam-se às vezes também pessoas.
Quando a seca assolava uma região, as pessoas daquela época atribuíam isso ao fato de que os trolls haviam roubado o martelo de Thor, como ocorre no poema Trymskveda. O mito também tenta explicar as mudanças das estações do ano: no inverno, a natureza está morta, porque o martelo de Thor foi roubado pelos trolls. Mas na primavera Thor consegue reavê-lo. A assim, os mitos tentavam explicar às pessoas algo que elas não compreendiam.
As pessoas não se contentavam apenas com as explicações, elas queriam de alguma forma participar desses acontecimetnos. Então, faziam-no das mais diversas formas de rituais religiosos, que guardavam uma relação com os mitos. Há muitos exemplos de outras partes do mundo que dizem que as pessoas encenavam um "mito das estações do ano", a fim de acelerar os processos naturais.

Deuses Nórdicos

Thor, o senhor dos trovões, filho mais velho de Odin, era o mais forte dos deuses e homens, possuía algo muito precioso, que era seu martelo. Do nome Thor deriva Thursday, o quinto dia da semana.
Frey, era um dos deuses mais celebrados, responsável pela chuva, pelo brilho do sol e por todos os frutos da terra. A deusa Freyja era sua irmã, a mais propícia das deusas, amava a música, a primavera, as flores, os elfos. Apreciava muito as canções amorosas e todos os amantes poderiam invocá-la com proveito. Era a deusa da fertilidade.
Bragi era o deus da poesia, e seus cantos recordavam os feitos dos guerreiros. Sua esposa, Iduna, guardava a caixa de maçãs que os deuses, quando sentiam aproximar-se a velhice, provavam, para recuperar imediatamente a mocidade.
Heindall era o vigia dos deuses e, portanto, ficava na fronteira do céu para impedir que os gigantes passassem pela ponte Bifrost (o arco-íris). Heindall dormia menos que um pássaro e enxergava, tanto de dia quanto de noite, num raio de 100 milhas (cerca de 160 km). Tinha tão bons ouvidos que podia ouvir o ruído da relva crescendo nos campos e da lã crescendo em um carneiro.

Caracteres rúnicos

Não se pode viajar extensamente pela Dinamarca, Suécia ou Noruega sem encontrar grandes pedras de formato diferente, que têm gravadas os caracteres rúnicos, diferente de todos os outros conhecidos. As letras consistem de "varinhas", que eram usadas, nos tempos primitivos, pelos povos nórdicos para prever os acontecimentos futuros. Os caracteres rúnicos são de vários tipos e têm uso, principalmente, com finalidades mágicas. Os malignos eram empregados para causar aos inimigos várias espécies de mal, e os benignos, para evitar o infortúnio. Alguns tinham finalidades medicinais, outros eram empregados para conquistar um amor. A língua é um dialeto de godo chamado norreno, ainda usado na Islândia. As inscrições podem, portanto, ser lidas, mas até agora, foram encontradas muitas poucas capazes de trazer qualquer esclarecimento sobre fatos históricos. Em sua maior parte são epitáfios gravados em números.

Valhala

Valhala é o grande palácio de Odin, onde ele se diverte em festins com os heróis escolhidos, aqueles que morreram valentemente em combate, pois são excluídos todos aqueles que morreram pacificamente. É servida a carne do javali Schrinnir, que chega fartamente para todos, pois, embora o javali seja cozido todas as manhãs, fica inteiro novamente todas as noites. Para bebida, os heróis dispõem de abundante hidromel, fornecido pela cabra Heidrum. Quando não se encontram nos festins, os heróis se divertem lutando. Todos os dias, dirigem-se ao pátio ou ao campo e lutam até se fazerem em pedaços uns aos outros. Mas, na hora das refeições eles se restabelecem dos ferimentos e voltam ao festim no Valhala.

Yggdrasil - Árvore do Mundo
 
Yggdrasil ou Ygdrasill, era uma árvore (um freixo) que, na mitologia escandinava, era o eixo do mundo. Nas suas raízes, que se espalhavam pelos nove mundos, cujas mais profundas estão situadas em Niflheim, ficavam os mundos subterrâneos, habitados por povos hostis. O tronco era Midgard, ou seja, o mundo material dos homens; a parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, chamava-se Asgard "A Cidade Dourada", a terra dos Deuses, e Valhala ("O Salão dos Mortos"), local onde os guerreiros eram recebidos após terem morrido, com honra, durante as batalhas.
 Conta-se que nas frutas de Yggdrasil estão as respostas das grandes perguntas da humanidade. Por esse motivo ela sempre é guardada por uma centúria de Valkírias, denominadas protetoras, e somente os deuses podem visitá-la. Nas lendas nórdicas, dizia-se que as folhas de Yggdrasil podiam trazer pessoas de volta à vida e com apenas um de seus frutos, curaria qualquer doença. (Fonte: Wikipédia)
“A árvore é o eixo do mundo em seu aspecto de atendimento de desejos, de frutificação – o mesmo aspecto exibido nos lares por ocasião do solstício de inverno, momento do nascimento ou retorno do sol, um jubiloso costume herdado do paganismo germânico”. Joseph Campbell - O herói de mil faces.
Yggdrasil é a árvore da vida, o alimento da alma e do corpo, o consolo do coração e o remédio que tudo cura. É o fim e o começo... Pois a árvore representa o núcleo do indivíduo que se encontra dentro de si mesmo – a fonte da vida, o saber divino e o destino de todas as coisas – a expressão máxima do mito nórdico. Que assim seja!
 
Os Principais Deuses Nórdicos
 
Muitos Deuses de Aasgard, como Snorri apresenta, têm um papel proeminente em seus mitos, e outros são mencionados brevemente. Mas vale lembrar que, entre os Deuses das culturas celtas e germânicas não há nenhum sincretismo, apenas a semelhança dos seus mitos e o convívio entre eles, num determinado período da história.
Conheça a seguir alguns dos principais Deuses do panteão nórdico.

- Aegir ou Egir: Deus que aparece como governante do mar, foi adorado e temido pelos vikings, era considerado a própria personificação do oceano e de sua poderosa força. Dizem que ele tinha nove filhas, que costumavam ser consideradas as ondas do mar. Associado ao caldeirão, dando a perceber claramente as ligações entre as tradições nórdicas e celtas, lembrando que foi em suas viagens pelo oceano a oeste que os dois povos se conheceram. Símbolos: o caldeirão e a água.










- Baldur: Filho de Odin e Friga, amado por todos em Asgard, invulnerável às armas, pois os Deuses haviam prometido a Friga não feri-lo, menos Loki, que tramou sua morte. A arma que Baldur foi morto, segundo Snorri, seria o visco, esse detalhe ganhou grande proeminência por causa da importância do “ramo dourado” e do caráter sagrado do visco entre os druidas, mas que também poderia ser o nome de uma espada chamada Visco. Como uma divindade do céu, ele era considerado um Deus de fulgor e beleza. Seu nome poderia significar literalmente "o brilhante". Símbolos: a roda solar e o fogo.






 
 - Frey: É o Deus da abundância e da fertilidade, que inspirava alegria e devoção. Divindade soberana da paz e da prosperidade, irmão de Freya, filho do Deus Njord e da Deusa Nerthus. Consta que ele possuía um barco, largo o suficiente para acomodar todos os Deuses, que podia ser dobrado e guardado numa bolsa, quando não estava sendo usado. Foi associado também ao cavalo, o javali, o elmo e as armas. Símbolos: a espada e a terra.










- Freya: Era a mais renomada das Deusas, irmã gêmea de Frey, chamada de “a noiva dos Vanirs”. Freya tinha muitos nomes, sendo conhecida como a Deusa do amor, da sexualidade e da beleza, também é a Deusa da guerra que recebe os heróis que morrem nos campos de batalha, juntamente com Odin. Podia assumir a forma de um falcão e viajar grandes distâncias. Associada a um tipo especial de feitiçaria conhecida como Seidr, às jornadas xamânicas e à adivinhação, geralmente chamada de Volva. Freya viajava numa carruagem puxada por gatos, que sugere que os gatos também estavam entre os espíritos de animais que a auxiliavam em sua viagem sobrenatural. Símbolos: a lança e a terra.




- Friga: Rainha do Céu, a misteriosa companheira de Odin, como ele, sabia do futuro dos Deuses e dos homens. Associada à fetilidade, ela é considerada a Deusa do casamento, da família, do destino e das crianças. Simboliza a manutenção da ordem, da harmonia e da paz. Friga é a única figura maternal existente em Asgard, considerada a Grande Mãe dos povos nórdicos. Seu nome na forma antiga germânica, Frija, faz referência à sexta-feira, considerado um dia de sorte para os casamentos. Símbolos: a cornucópia e a terra.








- Heimdall: É o guardião da ponte do arco-íris que leva a Asgard, morada dos Deuses. Sua audição é tão boa que ele pode escutar a grama nascendo na Terra ou a lã crescendo no dorso da ovelha. A simbologia da ponte do arco-íris é vasta, pode significar a conexão entre a matéria e o espírito, e a ligação entre os homens e os Deuses. É Heimdall que dá o sinal para os Deuses que o Ragnarok começou. Símbolos: Símbolos: a trompa e o arco-íris.









- Iduna: Deusa da juventude e mulher de Bragi, Deus da poesia. Ela é responsável pela saúde dos Deuses, que precisavam comer uma maçã por dia, vinda do seu cofre de madeira feito de freixo, para manterem sua juventude e força, conhecidas como as maçãs douradas da imortalidade. Em determinada ocasião, Loki transformou Induna e suas maçãs numa noz, uma associação à eterna juventude de nozes e maçãs aos mitos irlandeses. Símbolos: as nozes e a maçã. 









- Loki: Loki, talvez, seja o personagem de maior destaque entre os Deuses do norte. É ele que traz a comédia aos reinos dos Deuses e a tragédia à história de Baldur. Loki é uma figura sinistra e poderosa, porém é mais um ser manhoso e traquino, que perverso, por vezes, escandaloso e de língua ferina, insulta os Deuses e as Deusas com suas revelações maliciosas. Ele participa de várias aventuras em campainha de quase todos os habitantes de Asgard, com exceção de Frey. Tem certos poderes mágicos e o mais notável é a habilidade de mudar de forma. Símbolos: o cavalo e o fogo.






- Mimir: O Gigante, guardião da Fonte da Sabedoria e amigo de Odin. O mais sábio dos Deuses nórdicos, Mimir teve sua cabeça decepada, mas Odin manteve a cabeça viva e a consultava para saber segredos ocultos. É um dos deuses gigantes antigos. Obteve todo o seu conhecimento ao beber do poço da Grande Sabedoria nas raízes de Yggdrasil. Mimir, também chamado Ymir, deu origem aos anões com as partes de seu corpo ao morrer. Símbolos: a cabaça e a fonte.









- Nornes: Deusas do Destino: Urd, Verdandi e Skuld. São as três irmãs que tecem o destino dos homens em seus teares. Guardam a Yggdrasill, a árvore do mundo, que sustenta a Terra.Todas as manhãs fazem chover hidromel sobre suas raízes, para que as folhas permaneçam verdes. São representadas pela virgem, a mãe e a anciã. Urd é muito velha e vive olhando para trás, por sobre os ombros. Verdandi é uma jovem e olha sempre para o presente e finalmente Skuld, vive encapuzada e possui um pergaminho fechado sobre seu regaço, que contém os segredos do futuro. Símbolos: a roda em movimento.






- Odin: Odin é o Pai de Todos, relembrado hoje como o Deus da guerra e da fúria dos vikings. Contudo, ele tem outros aspectos até mais importantes que esses. Nas Eddasia dos vikings. Contudo, ele tem outros aspectos até mais importantes que esses. Nas Eddas, ele é o líder dos Deuses, mas essa posição originalmente era de Tyr, pois Odin tornou-se soberano durante a Era Viking, onde um Deus mais astuto era mais importante que um Deus radicalmente justiceiro. Odin é o Deus da sabedoria e do poder mágico, pois foi ele que resgatou as runas, o alfabeto que guarda os mistérios do universo. Odin também é considerado Deus da morte, por que ele juntamente com Freya, recebiam os guerreiros que chegavam em Valhalla. Símbolos: os corvos: Munin e Hugin, os lobos: Geri e Freki, o cavalo Sleipnir, e a lança Gungnir.






- Thor: Filho de Odin e Jord - gigante, a Terra - provavelmente, é o Deus mais conhecido entre os Deuses nórdicos. Ele é um Deus simples, o patrono dos guerreiros e do povo. Thor é conhecido pelas suas grandes aventuras e por suas batalhas contra os gigantes. Possui uma tremenda força e o martelo Mjölnir, que foi feito pelos Anões. Mjölnir é considerado o maior tesouro dos Deuses por ser a proteção contra os gigantes. Thor é associado ao trovão, também é o Deus da chuva e das tempestades. Símbolos: o martelo e a biga.


- Tyr: Embora raramente seja lembrado nos dias de hoje entre os Deuses mais populares, Tyr é extremamente importante. Ele é o Deus da guerra, da justiça e da nobreza. O mito mais importante envolvendo Tyr mostra tanto bravura quanto honra. Foi ele que perdeu sua mão, para que o Lobo Fenris pudesse ser capturado pelos Deuses. Símbolos: a lança e o escudo.











- Skadi: É a Deusa do Inverno e da caça, casou-se com Njord, Deus dos Mares, porque acabou se confundindo no concurso de pés mais bonitos. Ela queria se casar com Balder, por isso seu casamento não era tão feliz, também é a Deusa da Justiça, da Vingança, e da Cólera. Símbolos: montanhas e locais altos. 












- Valquírias: Espíritos femininos que apareciam para os guerreiros que iam morrer, auxiliavam o Deus da guerra e a travessia ao mundo dos mortos em Valhala, o grande palácio de Odin, onde ele se diverte em festas na companhia dos heróis que morriam em combate. Símbolos: a lança, o cisne e o capacete.








Então galera gostaram? Esse post é diferente porque foi feito com ajuda de um aluno meu chamado Brian, se quiserem conversar com ele ou só ter mais algum amigo no orkut clica AQUI.

Se quiserem mandar sugestão já sabem né?

murilovelha@gmail.com
guilherme.gerber@gmail.com

Até a proxima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...