home

terça-feira, 12 de abril de 2011

Reciclagem - Recicle sua ideia

Oláááá!! Estou eu aqui novamente (demoro um pouquinho mas eu posto), para falar de assunto muito importante, que ainda vai interferir, no seu futuro, se caso, não for feito nada. Vou falar de reciclagem.


O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por ano, e somente, 2% desse montante é destinado a coleta seletiva, ou seja, aproximadamente 5 mil toneladas de lixo, é reciclado no país. Ai você me pergunta, e o resto? Cerca de 50 mil são destinadas a lixões a céu aberto, e aterros sanitários, que apesar de não ser o ideal, pelo menos vai para algum lugar. E os 185 mil toneladas que sobraram? Esses, vão para as ruas, rios e oceanos.


Tantos reclamam do governo por causa das enchentes, mas só o governo não consegue cuidar de todo esse lixo sozinho, ainda mais quando o culpado é simplesmente, você! Todo mundo só quer saber de reclamar, pelo fato de ser o mais fácil a se fazer. Se cada um cuidasse do seu lixo, muitos problemas poderiam e podem ser evitados. Abaixo colocarei o tempo que cada um dos principais produtos levam para se decompor na natureza e também algumas dicas sobre o que fazer para ajudar o planeta e se ajudar também, pois, tudo o que você planta hoje, vai colher amanhã, #FicaDica!




VANTAGENS DA RECICLAGEM:


Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.
No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.
O manuseio de resíduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.

Bom pessoal por hoje é isso, espero que tenham gostados. Não esqueçam de mandar sugestões para nós, e-mails para:
guilherme.gerber@gmail.com
murilovelha@gmail.com


Não esqueçam de nos seguirmos no Twitter:
@guigerber
@ovenation

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...