Até meados do século XVI, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março, e como essa data coincidia de com a chegada da primavera, na Europa, os povos festejavam até o dia 01 de abril. Em 1564, Carlos IX, rei da França, adotou o Calendário Gregoriano (nosso calendário), onde passava a ser comemorado o Ano Novo no dia 1° de janeiro. Nem todos aceitaram essa mudança de datas, ao mesmo tempo, alguns acreditavam que as datas não deveriam ser alteradas, e foi esse pessoal que serviu de alvo às brincadeiras de abril, pois foram considerados tolos. As pessoas enviavam presentes e os convidavam para as falsas festas.
A data começou a se espalhar por toda Europa e logo ganhando o mundo numa espécie de tradição. Segundo o Wikipédia, No Brasil, o 1° de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado justamente em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Várias outras pegadinhas e brincadeiras já foram e são feitas, abaixo irei colocar algumas que ficaram marcadas ao longo da história:
- 1957, a Rede de Tv americana BBC, noticiou que numa região da Suiça, camponeses estavam colhendo macarrão, o programa até ensinava a plantar o tal "fruto", que era colocar macarrão em uma lata com molho de tomate (ahh Internet para esse povo), próximo...;
- 1962, uma TV sueca, noticiou que se fosse colocado uma meia de nylon, sobre a tela do aparelho de TV, os telespectadores conseguiriam ver imagens coloridas.
- 1977, o Jornal The Guardian, publicou uma matéria de 7 páginas sobre uma República que se chamava San Serriffe, localizada no Oceano Indico, trazendo vários detalhes sobre geografia, turismo, história e economia. E para piorar a situação, dizia também que o Ilha se movimentava pelos mares. Muitas pessoas ligaram para a redação pedindo mais informações de como chegar até o local, mas para a surpresa de todos a ilha não existia (ahhh que pena, queria mandar uns quantos asnos desses para la). A ação deu tão certo que até alguns anos atrás o The Guardian, publica no dia 1° de Abril alguma informação extra sobre a ilha.
- 1993, a Revista Veja publicou uma matéria, séria, sobre o resultado da experiência realizada por cientistas alemães, onde foi feito o cruzamento de um tomate com um um boi, isso mesmo que você leu, o então chamado "boimate" (conheço muita gente assim, que é meio planta, meio animal). A publicação nada mais era do que uma piada feita pela New Scientist, no dia 1° de abril. A Veja se retratou dizendo que tudo não passava de uma piada.
- Desde o ano de 2000, todo 1° de abril a Google cria boatos, sobre novos serviços feitos pela empresa, como essas retiradas do site GoogleDiscovery.com:
Google's MentalPlex™ - Abril – 2000 -
Google PigeonRank™ - Abril 2002 -
Google planeja ter uma base na Lua – Abril 2004 - Google abre um processo seletivo para candidatos que gostariam de trabalhar na nova sede do Google na Lua.
Google Gulp – Abril 2005 -
Google Romance – Abril 2006 - Google Romance utiliza a tecnologia do Google para encontrar um parceiro na internet.
Gmail Motion - Abril 2011 - Google cria o Gmail Motion, onde o mesmo aposenta o mouse e o teclado, e tudo dentro do site é controlado pelo poder da mente.
GoogleNation - Abril 2011 - Google compra o Blog OveNation, em uma transação de U$10,000,000,00. (Quero deixar bem claro que não concordei com essa transação, foi o Murilo que quis vender).
Espero que tenham gostado e aprendido alguma coisa com esse aqui que vos escreve. Se caso tenham gostado, deixe um comentário e se quiserem dar alguma sugestão para o blog, é só mandar email.
guilherme.gerber@gmail.com // murilovelha@gmail.com
Sigam-nos também no Twitter:
@guigerber
@ovenation
Nenhum comentário:
Postar um comentário