home

terça-feira, 5 de abril de 2011

Domingo Sangrento (Bloody Sunday) - Irlanda do Norte (1972)

Olá pessoal, hoje neste blog irei postar sobre um acontecimento histórico ocorrido na Irlanda do Norte em 1972, que muita gente não sabe o que é, mas conhece a música feita pelo U2, chamada Sunday Bloody Sunday, que justamente fala sobre esse fato.






Para entender melhor o assunto, vou explicar, brevemente, o que ocorre na Irlanda do Norte: O país é dividido entre protestantes, que apoiam a preservação do governo do Reino Unido na Irlanda do Norte, e os Católicos, que buscam a Independência e a integração do país com a República da Irlanda. Diversos conflitos já ocorreram (chamados de Troubles), e vem ocorrendo ao longo dos anos. Hoje em dia estes estão mais contidos. E um desses Troubles é o que vamos abordar agora.




No dia 30 de janeiro de 1972, na cidade de Derry, Irlanda do Norte, manifestantes protestastavam pacificamente contra os direitos civis e contra o governo, que estava prendendo pessoas, sem provas, acusadas de estimular o terrorismo no país. A quantidade de manifestantes ainda é uma dúvida, mas estima-se que estavam presentes cerca de 15.000 pessoas. Todos marchavam tranquilamente, até que em uma barricada feita pelo Exército, os manifestantes tiveram que mudar o rumo dos protestos. Alguns dos manifestantes acharam ruim e começaram a insultar e a jogar pedras nos soldados, jatos d´água, bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha, foram usadas para dispersar o população, tudo normal, pois, todos já estavam acostumados a esse tipo de evento, e muitas testemunhas ainda disseram que já teriam vistos eventos destes piores. Mas mesmo assim o Exército não quis saber e começou o massacre, apesar dos manifestantes não estarem usando nenhum tipo de arma de fogo.



Resultado, 13 mortos na hora, mais 1 após alguns meses, devido aos ferimentos gerados no conflito e 26 feridos. Detalhe destes 14 mortos, 6 eram menores de idade. 


Duas investigações foram realizadas pelo Governo britânico. O Widgery Tribunal, realizada logo após o evento, isentou em grande parte os soldados britânicos e as autoridades da responsabilidade, mas foi criticado por muitos como um "branqueamento" do incidente, incluindo pelo antigo chefe de equipe de Tony Blair, Jonathan Powell. 
O Inquérito Saville, criado em 1998 para analisar os acontecimentos novamente (presidida por Lord Saville de Newdigate), foi apresentado no meio do ano passado, de acordo com as investigações, as tropas jamais deveriam ter recebido ordem de atirar. "As conclusões deste informe são absolutamente claras. Não há dúvida. Não há equívoco. Não há ambiguidades. O que aconteceu no 'Bloody Sunday' foi injustificado e injustificável", declarou o Premiê David Cameron no discurso ante o Parlamento britânico ao apresentar as conclusões da investigação.





O "Bloody Sunday" foi um dos episódios chave no conflito entre católicos separatistas e protestantes unionistas que deixou mais de 3.500 mortos ao longo de três décadas e que concluiu com o acordo de paz de Sexta-feira Santa em 1998.






Bom gente, esse é mais um fato histórico que o OveNation trouxe para vocês, espero que tenham gostado, pois demorei 3 dias para fazer, rsrsr... Então gente até a próxima.


Não esqueçam de mandar sugestões para nós, e-mails para:
guilherme.gerber@gmail.com
murilovelha@gmail.com


Não esqueçam de nos seguirmos no Twitter:
@guigerber
@ovenation

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...